Cultura Português

16° Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia 7 a 10 de agosto de 2018 Hangar Convenções e Feiras da Amazônia Belém, Pará, Brasil

+ posts

Educación pública sobre plantas psicoactivas, ahora en portugués y español.
Educação pública sobre plantas psicoativas agora em português e espanhol.

Tema Central:

Belém +30. Reflexões sobre a Declaração de Belém ao longo de três décadas: Impactos e desafios Chamada e instruções para propostas para sessões, oficinas, minicursos, lançamentos de livros, concurso de fotografia e festival de filmes

O prazo limite para submissão de propostas é 31 de janeiro de 2018.

Propostas para submissões individuais (apresentações orais, pôsteres, filmes, performances) abrirão em 20 de fevereiro e encerrarão dia 01 de abril de 2018.

As submissões devem ser feitas através do link: https://www.ise2018belem.com/submissoes

O comitê organizador convida pesquisadores, professores, estudantes, representantes de povos tradicionais e demais interessados a submeter propostas nas seguintes modalidades:

  • Sessões (podem incluir resultados de pesquisas, teoria ou métodos, discussões políticas e/ou éticas, assim como também narrativas, performances artísticas e demonstrações culturais);
  • Oficinas;
  • Minicursos;
  • Lançamento de livros;
  • Festivais de filmes.

As propostas devem explicitar, preferencialmente, sua conexão ao tema central do evento ou a um dos subtemas, que estão listados abaixo:

Tema Central – Os direitos das populações indígenas e tradicionais ao uso sustentável de biodiversidade três décadas depois da Declaração de Belém

1 – Conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade: aspectos jurídicos, éticos e
econômicos; www.ise2018belem.com/hospedagem

2 – Mudanças globais: percepções e ações locais;

3 – Sociobiodiversidade e segurança alimentar;

4 – Ecologia histórica e a ontologia de paisagens;

5 – Medicina tradicional, cosmologia e biodiversidade;

6 – Manejo e conservação da biodiversidade: diálogos de saberes e experiências.

São encorajados os mais diversos formatos de comunicação e interação, de forma a promover e facilitar trocas de experiências e estimular o diálogo entre toda a diversidade de participantes que se deseja receber. Alguns exemplos de formato incluem, mas não se limitam a:

  • apresentações de resultados de pesquisa, teorias, métodos, política, ética;
  • demonstrações culturais;
  • expressões artísticas;
  • contos;
  • Relatos;
  • Rodas de conversa.

Os responsáveis pelas propostas aprovadas receberão uma confirmação por email em 20 de fevereiro de 2018. A Comissão Organizadora não garante a participação dos proponentes, os quais deverão se articular com suas instituições de origem para obterem passagens e recursos para hospedagem e alimentação durante o evento. O website do Congresso fornece sugestões de hospedagem (www.ise2018belem.com/hospedagem).

A organização do Congresso fornecerá os espaços e um sistema de projeção digital para todos os auditórios e salas. Necessidades e materiais específicos para as apresentações são de responsabilidade dos proponentes. Em caso de dúvidas, favor contactar ise2018belem@gmail.com.

Nota sobre a limitação para submissões

Para garantir a oportunidade para que todos os participantes apresentem seus trabalhos, cada participante poderá submeter apenas um trabalho para apresentação nas sessões, e uma apresentação adicional nas agendas do congresso (Pôster, Filme, Lançamento de livro, Coordenação de Sessão ou Participação em Mesa Redonda). A organização e participação em minicursos e oficinas no primeiro dia do evento (7 de agosto, ver abaixo) não conta quanto a este limite de participações na programação do evento.

Sessões Organizadas

As propostas de sessões organizadas deverão incluir o título da sessão, os nomes e afiliação dos organizadores e dos debatedores, um resumo da sessão (até 300 palavras) incluindo a sua relevância para um ou mais temas do Congresso. As sessões serão organizadas em blocos de 90 minutos e, portanto, sugerimos que as propostas tenham até seis apresentações. Sessões com mais de seis apresentações serão divididas em sessões duplas, se a programação permitir.Recomenda-se que cada apresentação tenha duração de até 15 minutos, permitindo tempo para comentários e participação da audiência, mas os organizadores têm a liberdade de organizar apresentações e discussão dentro dos blocos de 90 minutos da maneira que acharem melhor. Os textos devem ser escritos em Português ou Inglês. Poderão ser também apresentadas propostas em línguas indígenas. Quando optarem por essa modalidade de idioma, a proposta deverá estar acompanhada de tradução em português ou inglês. Um serviço de tradução simultânea estará disponível em alguns auditórios, mas não em todos. A seleção das sessões priorizará membros da ISE e da SBEE, assim como representantes de comunidades tradicionais. A comissão organizadora se reserva ao direito de adicionar na programação de um Simpósio apresentações individuais relacionadas ao tema do mesmo, quando este contenha menos de seis apresentações.

Apresentações Avulsas (Oral, Pôster, Performance, Outras)

As submissões para apresentações avulsas serão abertas a partir do dia 20 de fevereiro e encerrarão no dia 01 de abril de 2018. As normas para submissão de apresentações avulsas será divulgada em fevereiro de 2018.

Oficinas, Minicursos e Workshops

O primeiro dia do evento, 7 de agosto de 2018, será reservado para o credenciamento e para a realização de minicursos e oficinas, que serão ministrados nas salas multiuso do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. As Oficinas e Minicursos têm o objetivo de fornecer treinamento para estudantes, pesquisadores e membros de comunidades tradicionais, ao passo que os Workshops oferecem um ambiente de discussão para aspectos teóricos, metodológicos, éticos e legais, entre outros. Nós encorajamos especialmente membros de comunidades tradicionais e indígenas a propor workshops e minicursos que eles considerem relevantes para informar pesquisadores, estudantes e tomadores de decisão sobre seus problemas e realidades. Minicursos e oficinas podem ser realizados em Inglês, Português, ou ainda em línguas ou dialetos indígenas, sendo nesse caso necessário providenciar tradução para Português ou Inglês. As propostas para minicursos devem conter título, público dirigido, resumo (até 300 palavras), bibliografia, e o nome e afiliação dos professores/instrutores. As propostas para as oficinas devem incluir o tema, nomes e afiliações dos organizadores, público dirigido ou lista de participantes e um resumo (até 300 palavras). Sugere-se que os organizadores desenvolvam, em consulta aos participantes das oficinas, um texto conceitual de 6-12 páginas, a ser circulado com um mês de antecedência entre os participantes, de modo a contribuir na preparação das discussões detalhadas. Os organizadores têm plena liberdade para organizar o evento como considerarem adequado, e devem indicar se a oficina será aberta ou fechada a um grupo pré-definido. Solicita-se que ao preencher a proposta, coordenadores dessas atividades indiquem a necessidade de data-show, notebook. Materiais e recursos de caráter específico não serão garantidos pela comissão organizadora do evento. O calendário para os minicursos, workshops e oficinas selecionados serão divulgados na página do congresso em Março de 2018, para permitir as pré-inscrições (gratuita para os participantes registrados no congresso).

Lançamento de Livros, Filmes Etnográficos e Documentários

A comissão organizadora abrirá espaço para lançamentos e divulgação de livros, revistas, documentários e filmes etnográficos. Interessados em vendas deverão entrar em contato com a organização para instruções e custos através do email ise2018belem@gmail.com. Os participantes são bem vindos para organizar festivais temáticos de filmes ou outras formas de apresentações artísticas, musicais e culturais.

Prêmio Darrel Posey de Fotografia e de melhor trabalho

Para homenagear o legado de Darrel Posey para a Sociedade Internacional e para a disciplina da etnobiologia, patrocinaremos o Prêmio Darrel Posey de fotografias e pôsteres. As fotografias deverão ser entregues impressas (em tamanho A4) e também em formato digital (formato JPEG de até 1 MB) em pen drive ou cartão de memória (devolveremos a mídia, mas não a fotografia impressa) dentro de um envelope constando o nome do autor, data da foto, formato (filme preto e branco ou colorido, digital) e uma breve descrição da fotografia com até 15 palavras, tanto no envelope como em um cartão (tipo note card, 10x15cm) inserido dentro do mesmo, contendo no verso do envelope o contato de email e do telefone celular do autor. A entrega das fotos deverá ser realizada no primeiro dia do evento (7 de agosto), no local de cadastramento dos participantes. Durante o evento, as fotos serão expostas e identificadas por números. As fotos vencedoras serão selecionadas por um júri e por voto popular no local. No último dia do evento serão divulgadas as fotografias vencedoras. Os trabalhos apresentados em formato de pôster também serão indicados ao Prêmio Darrel Posey, com prêmio para o melhor trabalho de graduando, mestrando, doutorando, integrante de comunidade tradicional e profissionais.

Prazos

Atividade Prazos
Envio de propostas de mesas-redondas e simpósios 31 de janeiro de 2018
Envio de propostas de minicursos, workshops e
oficinas
31 de janeiro de 2018
Submissão de resumos simples 31 de março de 2018
Prêmio Darrel Posey de melhor fotografia Durante o credenciamento – 07 de agosto de 2018
Lançamentos de livros, revistas, documentários e
filmes etnográficos
30 de junho de 2018

Te podría interesar

Loading...