+ posts

Educación pública sobre plantas psicoactivas, ahora en portugués y español.
Educação pública sobre plantas psicoativas agora em português e espanhol.

Por medio de un trabajo etnográfico Gabriel Feltran realiza en su texto: “O legítimo em disputa: As fronteiras do “mundo do crime” nas periferias de São Paulo”, un análisis de como el desplazamiento a las periferias ha ido generando un sector de crimen y su vez como este a ido ampliando sus fronteras y generando redes de delincuencia y narcotráfico.

Este artigo examina as fronteiras que circunscrevem o “mundo do crime” (conjunto de códigos e sociabilidades que se estabelecem, no âmbito local, em torno dos negócios ilícitos do narcotráfico, de roubos e furtos) nas periferias de São Paulo. Trata-se de percorrer a narrativa de um jovem morador dessas áreas, que atravessa diversas vezes estas fronteiras, nos dois sentidos. Estudando seus circuitos, e tendo como base um trabalho etnográfico realizado entre 2005 e 2007, argumento que a compreensão da emergência desse “mundo do crime” remete a, no mínimo, três décadas de crise e deslocamento em esferas externas a ele, como o trabalho, a família e a religião, que associadas de modo específico estruturavam a promessa de mobilidade social nessas periferias. Procuro então verificar como este “mundo do crime”, cujas fronteiras se expandem, passa a disputar espaço nas esferas na definição do que é e do que não é socialmente legítimo. (Feltran, 2008)

Gabriel Feltran é Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Coordenador de Pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e Pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Atualmente pesquisa as dinâmicas sociais, políticas e de mercado nas periferias urbanas, com foco nos grupos marginalizados e no “mundo do crime” em São Paulo. Coordenador do NaMargem – Núcleo de Pesquisas Urbanas, que integra os projetos “As margens da cidade” (CEPID/CEM – FAPESP) e “A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea” (Temático FAPESP/USP).

Gabriel Feltran estará con nosotros el día lunes 5 de octubre a las 15:30 hrs, dictando la ponencia “Políticas estatais e políticas do “crime” na regulação do tráfico de drogas em São Paulo”

Descarga el texto completo aquí.

Te podría interesar

Loading...