Iniciativas

Guia para submissão de artigos no Chacruna Latinoamérica

+ posts

Educación pública sobre plantas psicoactivas, ahora en portugués y español.
Educação pública sobre plantas psicoativas agora em português e espanhol.

O público em geral é diferente do público acadêmico.

Embora ambos possam estar interessados no mesmo assunto, ou em assuntos similares, a forma e o estilo da escrita são muito diferentes.

No Chacruna, publicamos texto de não-ficção jornalística e literária para audiência não especializada. Para ajudar os nossos autores parceiros a adaptarem seus textos no formato solicitado pelo Chacruna Latinoamérica, aqui estão as nossas “Quatro Regras de Ouro”:

1. Seu título deve ser descritivo, simples e cativante

Os títulos de textos acadêmicos costumam ser amplos ou técnicos, podendo parecer vagos ou confusos para o público não especializado. Para garantir que seu artigo publicado no Chacruna seja bem recebido por toda a mídia social, certifique-se de criar um título que seja apropriado para a  Internet. Por exemplo, em vez de algo como “Poder e privilégio na ciência psicodélica”, descreva a mensagem principal do seu artigo em termos mais diretos, como: “Por que a ciência psicodélica precisa de mais mulheres e vozes indígenas?” – seja descritivo, simples, provocativo  e cativante. Para ser compatível com o formato das mídias sociais, os títulos devem ter cerca de oito palavras, sendo no máximo de dez palavras.

2. Sua Primeira Frase Precisa ser Inovadora, Provocativa ou Interessante

  • O público de sites e redes sociais em geral é tipicamente impaciente. Quando as pessoas abrem seu artigo, elas decidem imediatamente se vão continuar a leitura ou não. Você precisa dar a elas um motivo para ficarem e continuarem lendo.
  • Um ótimo truque para conseguir isso é colocar sua conclusão ou resultados nas primeiras duas ou três frases do texto. Essa pode ser uma boa maneira de fazer o leitor começar a ler seu artigo com algo que ele já conhece. 
  • Imagine quais palavras-chave ou termos você deseja que as pessoas pesquisem para encontrar seu artigo no Google ou em outras ferramentas de pesquisa. Inclua essas palavras-chave e termos em sua primeira frase e parágrafo.
  • Resumindo, você deve começar com uma proposta clara; uma informação interessante e significativa que mostra ao leitor o que ele obterá ao ler o artigo.

3. Conte uma história usando uma voz amigável

A maior parte das pessoas normalmente vêem a escrita científica e acadêmica como distante e técnica, e não como algo gentil ou confiável. O tom rigoroso e sem emoção da escrita acadêmica não é apropriado para esse público.

Aqui estão duas técnicas para evitar cair nos corredores frios da escrita acadêmica:

A. Use Primeira Pessoa. Não tenha medo de usar continuamente o pronome “eu”. Além disso, certifique-se de situar sua formação pessoal e experiência claramente em sua “história”, em um tom que seja pessoal e empático.

B. Imagine-se escrevendo para um amigo. Seja escrevendo algo profundamente pessoal ou algo mais geral, imagine seu leitor com empatia. Troque a abstração e uma voz passiva por “ser real”. Por exemplo, as narrações são mais úteis do que as estatísticas na escrita de não-ficção literária.

4. Seja empático e o mais simples possível

Grande parte das pessoas que lerão o seu artigo não saberão sobre sua pesquisa e podem não saber alguns conceitos mais amplos. Portanto, seja generoso ao explicar ideias. Ao compartilhar suas ideias, você deve escrever implicitamente uma resposta a essa pergunta: “Por que essa ideia é importante, de um modo geral?”

Também é muito importante ter certeza de que você está realmente sendo compreendido. Portanto, evite usar terminologia técnicas. Por exemplo, em vez de “psiconeuroimunológico” ou “psicofisiológico”, você pode dizer “a mente, o cérebro e o sistema imunológico” e “a mente e o corpo”.

E por último, a tarefa de escrever para um grande público requer uma estrutura de artigo diferente: 

A. Use frases curtas. Sua frase não deve ter mais de três locuções. 

B. Use parágrafos curtos. A maioria dos leitores costumam ler rapidamente os artigos. Cada parágrafo é um caminho potencial para o texto. Cada parágrafo deve ter pelo menos duas frases, mas deve ser curto e apresentar uma nova ideia interessante.

C. Adicione subtítulos. Adicione um novo subtítulo a cada 300 palavras aproximadamente. Muitos leitores “escaneiam” os artigos com os olhos. Cada subtítulo oferece uma porta para sua história.

D. Conclua com Estilo. Não termine o seu artigo com um resumo repetitivo. Se você usou um suspense e uma história no começo, volte a isso para fornecer uma sensação de encerramento ao leitor. Tente encontrar alguns insights dinâmicos que forneçam maior contexto para o seu trabalho.


Vamos aos detalhes

Convidamos os autores a enviar artigos sobre ciência, cultura, sociedade, política e espiritualidades envolvendo psicodélicos (ayahuasca, peiote, cogumelos com psilocibina, iboga, etc.):

  • Os artigos devem ter entre 600 e 1800 palavras. Use a ortografia e a gramática da língua  portuguesa culta. 
  • Incluir todas as referências. Use o estilo da APA, 7ª edição, para formatar suas referências e documentos. Se você dialogar com outra pessoa em sua produção, certifique-se de citar a(s) referência(s).
    Consulte as Diretrizes da APA mais a frente.
  • Ter no máximo 10 referências. Se possível, inclua um link para um artigo externo (um artigo de outro site) e um link interno para outro artigo do Chacruna dentro do seu artigo.
  • Máximo de 2 autores.
  • Inclua várias imagens relevantes, com alta qualidade, que você possui ou tem permissão para usar. Se possível, forneça uma descrição destas imagens.

Extras

  • Inclua sua biografia com até 30 palavras;
  • Inclua uma foto de perfil colorida do seu rosto;
  • Inclua cinco palavras-chave que representem o(s) assunto(s) principal(is) do seu artigo.
  • Use palavras simples e genéricas que uma pessoa usaria para pesquisar o tópico do seu artigo na internet;
  • Certifique-se de que essas palavras estejam dentro do texto e do título;
  • Inclua um resumo de duas a três frases (máximo de 150 palavras) do artigo, incluindo essas palavras-chave;
  • Envie de uma a três fotos com legendas e créditos das fotos;
  • Envie um vídeo seu, de até 40 segundos, enquadrando bem seu rosto, explicando do que se trata o artigo;
  • Envie esta informação em um arquivo separado chamado: Extra_SobrenomedoAutor.

Reservamo-nos o direito de rejeitar a publicação de artigos submetidos ao Chacruna Latinoamérica a qualquer momento do processo de publicação.

Por favor, visite nossa página Crônicas do Chacruna para obter mais informações sobre o nosso contrato de publicação e instruções de gravação de vídeo.


A Formatação da American Psychological Association (APA)

Como o Chacruna Latinoamérica é um braço do Chacruna Institute, ambos os sites  utilizam o modelo de formatação sugerido pela American Psychological Association (APA).

O estilo APA pode ser acessado no guia de formatação Purdue Owl APA. Você também pode usar o guia de formatação APA, 7ª edição, disponível no link:  http://www.apastyle.org.  Use notas de rodapé com moderação, apenas para explicações, não para citações. Se as informações puderem ser incorporadas ao texto, não use nota de rodapé. Todas as obras citadas no texto devem estar na lista de referências ao final.

Formate seus envios com bordas de uma polegada, espaçamento simples ou duplo (mas não espaçamento múltiplo), em Times New Roman 12, justificado à esquerda, exceto para títulos. Use espaço extra “0” antes e depois dos parágrafos.

As referências, dentro do texto, consistem apenas no nome do autor e na data da publicação:

Uma Obra de Dois Autores: Nomeie ambos os autores no decorrer da frase, ou entre parênteses, toda vez que você citar o trabalho. Use a palavra “e” entre os nomes dos autores no texto, e use o sinal tipográfico “&” entre parênteses.

Exemplo:

A pesquisa de Wegener e Petty (1994) aponta que… (Wegener & Petty, 1994)

Referência bibliográfica:

A referência bibliográfica vem ao final do  texto e contém todas as fontes citadas no artigo.

Formate as referências com espaçamento em 0,5. Lembre-se de escrever os títulos dos textos em letras maiúsculas e minúsculas, de modo que apenas a primeira palavra e os nomes próprios sejam maiúsculos. A primeira palavra depois de dois pontos também é maiúscula, por exemplo:

Cavnar, C. (2020). A história de como Hello Kitty se tornou uma rainha: os sobreviventes falam. Journal of Incredulity, 23(3), 12–34.

Os títulos dos artigos devem estar em letras maiúsculas; já os títulos dos livros devem estar em itálico.

Único autor:

Primeiro o sobrenome, seguido das iniciais do autor.

Brown, E. (2013). A comédia e o romance feminino mediano. Londres, Reino Unido: Pickering & Chatto

Dois autores:

Devem estar listados por seus sobrenomes e iniciais. Separe os nomes dos autores com uma vírgula. Use o sinal tipográfico “&” ao citar um novo autor.

Soto, CJ, & John, OP (2017). Os próximos cinco grandes inventários (BFI-2): Desenvolvimento e avaliando um modelo hierárquico com 15 facetas para aumentar a largura de banda, fidelidade e poder preditivo. Journal of Personality and Social Psychology, 113(1), 117-143. http://dx.doi.org/ 10.1037/pspp0000096

Uma Obra de Três a Vinte Autores:

Devem estar listados por sobrenomes e iniciais, as vírgulas devem separar os nomes dos autores, enquanto o último nome do autor é precedido novamente pelo sinal tipográfico “&”. Essa regra é diferente da APA 6ª edição, que exigia apenas listar os seis primeiros autores antes de uma reticência e o nome do autor final.

Nguyen, T., Carnevale, JJ, Scholer, AA, Miele, DB e Fujita, K. (2019). O conhecimento metamotivacional do papel da interpretação de alto e baixo nível no desempenho de tarefas relevantes para o objetivo. Journal of Personality and Social Psychology, 117(5), 879-899. http://dx.doi.org/10.1037/pspa0000166

Liste apenas o nome do primeiro autor seguido de “et al.” em todas as citações no texto, mesmo na primeira, a menos que isso crie ambiguidade entre diferentes fontes.

Exemplo:

(Kernis et al., 1993)

Kernis et al. (1993) sugere que…

Mais de vinte autores:

Liste por sobrenomes e iniciais, as vírgulas devem separar os nomes dos autores. Após os nomes dos primeiros 19 autores, use reticências no lugar dos nomes dos autores restantes. Em seguida, termine com o nome do último autor (não coloque o sinal tipográfico “&” antes dele). Não deve haver mais de vinte nomes na citação no total.

Pegion, K., Kirtman, BP, Becker, E., Collins, DC, LaJoie, E., Burgman, R., Bell, R., DelSole, R., Min, D., Zhu, Y., Li, W., Sinsky, E., Guan, H., Gottschalck, J., Metzger, EJ, . Kim, H. (2019). The Barton, NP, J., Koster, R., . .  Kim, H. (2019) The subseasonal experiment (SubX): A multimodel subseasonal prediction experiment. Bulletin of the American Meteorological Society, 100(10), 2043- 2061. https://doi.org/10.1175/BAMS-D-18-0270.1

Ao usar “et al.”,o  “et” não deve ser seguido de ponto. Apenas “al” deve ser seguido por um ponto.

Se você estiver citando vários trabalhos com grupos semelhantes de autores e a abreviação “et al.” gerar formas de citação parecida para textos diferentes, você precisará evitar ambigüidade escrevendo mais nomes. Se você citou trabalhos com estes autores:

Jones, Smith, Liu, Huang e Kim (2020)

Jones, Smith, Ruiz, Wang e Stanton (2020)

Eles precisam ser citados no texto da seguinte forma para evitar ambigüidade:

(Jones, Smith, Liu, e outros, 2020)

(Jones, Smith, Ruiz, e outros, 2020)

Como “et al.” é plural, ele deve sempre ser usado como substituto para citação com mais de um autor..

No caso de em que o texto referenciado apresenta apenas um autor, o nome do autor deve ser escrito.

Autor desconhecido:

Se a obra não tiver autor, cite a fonte pelo título na frase de sinalização ou use a primeira ou duas palavras entre parênteses.

Nas citações dentro do texto, os títulos de livros e relatórios precisam estar em itálico, como na lista de referências; os títulos dos artigos, capítulos e páginas da web devem ficar entre aspas (na lista de referências não se utiliza as aspas).

Por exemplo:

Um estudo semelhante foi feito com estudantes que estavam aprendendo a formatar trabalhos de pesquisa (“Using APA,” 2001).

Quando organizações são os autores:

Se o autor for uma organização ou agência governamental, mencione o nome completo da organização na primeira vez que citar a fonte.

Segundo a American Psychological Association (2000), ….

Se a organização tiver uma abreviação bem conhecida, inclua a abreviação entre colchetes na primeira vez que a fonte for citada e use apenas a abreviação em citações posteriores.

Exemplo:

Primeira citação: (Mothers Against Drunk Driving [MADD], 2000)

Segunda citação: (MADD, 2000)

Livro:

Referência no texto:

(Pollan, 2006)

Referência na bibliografia:

Pollan, M. (2006). O dilema do onívoro: uma história natural de quatro refeições. (Nova York, NY: Penguin).

Capítulo ou outras partes do Livro:

Kelly. J. D. (2010). Vendo o vermelho: fetichismo de Mao, Pax Americana e a economia moral da guerra.

Em JD Kelly, B. Jauregui, ST Mitchell e J. Walton (Eds.), Antropologia e contrainsurgência global (pp. 81–82). Chicago, IL: University of Chicago Press.

Artigo de revista:

Riviere, L. & Lindgren JE. (2009). “Ayahuasca”, a bebida alucinógena sul-americana: uma investigação etnobotânica e química. Economic Botany, 26(2), 101–129.

Artigo de jornal ou revista popular:

Ao contrário de outros periódicos,no estilo da APA é necessário indicar os números de página do jornal na referência bibliográfica. Páginas únicas levam “p.”, várias páginas levam “pp”. Por exemplo:

Schultz, S. (2005, 28 de dezembro). Chamadas feitas para fortalecer as políticas energéticas do estado. O País Hoje, pp. 1A, 2A.

Tese de Doutorado ou Dissertação de Mestrado não publicada:

Sobrenome, P. N. [PRIMEIRO NOME] (Ano). Título da dissertação/ tese [Doutoramento não publicado /dissertação/tese de mestrado]. Nome da Instituição.

Sansão, JM (2016). Tráfico de pessoas e globalização [Nome da tese de doutorado não publicada]. Instituto Politécnico da Virgínia e Universidade Estadual.

Tese de Doutorado ou Dissertação de Mestrado publicada:

Sobrenome, P.N [PRIMEIRO NOME], (Ano). Título da dissertação/ tese (Nº da Publicação) [Nome da tese/ dissertação, Nome da instituição]. Nome no banco de dados em que a tese está publicada ou nome do arquivo.

Angeli, EL (2012). Redes de comunicação em serviços médicos de emergência (Publicação nº 3544643) [Dissertação de doutorado, Purdue University]. ProQuest Dissertations Publishing.

Para obter outros casos de formatação, consulte outras fontes de impressão.

Página da Web ou parte de um conteúdo on-line:

Se a página nomear um autor individual, cite seu nome primeiro:

Sobrenome, P.N [PRIMEIRO NOME] (Ano, Mês Data). Título da página. Nome do site. URL

Price, D. (2018, 23 de março). A preguiça não existe. Medium. https://humanparts.medium.com/laziness-does-not-exist-3af27e312d01

Se o texto utilizado foi escrito por um grupo ou organização, use o nome do grupo ou organização como autor. Além disso, se o autor e o nome do site forem iguais, omita o nome do site na citação.

Nome do grupo. (Ano, Mês Data). Título da página. Nome do site. URL

Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (2019, 21 de novembro). Justiça atendida: Caso encerrado com  mais de 40 vítimas de brigas de cães. https://www.aspca.org/news/justice-servido-case-closed-over-40- dogfighting- victims

Se o autor da página não estiver sinalizado, comece pelo título.

Para citar um vídeo do YouTube:

Sobrenome, P. N [Nome de usuário]. (Ano, Mês Data). Título do vídeo [Vídeo]. Transmissão Serviço. URL

Lushi, K. [Korab Lushi]. (2016, 3 de julho). Cultura albatroz 1 [vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=_AMrJRQDPjk&t=148s

Nota: A pessoa ou grupo que enviou o vídeo é considerado o autor. Se o nome do autor for igual ao nome de usuário, você pode omitir o [USERNAME/ NOME DO USUÁRIO].

Conteúdo ou entrada de um blog:

Inclua o título da mensagem e o URL. Observe que os títulos dos textos postados na internet, (por exemplo, blogs, grupos de notícias, fóruns) não ficam em itálico. Se o nome do autor não estiver disponível, forneça o nome da tela.

J Dean. (2008, 7 de maio). Quando o eu emerge: sou eu no espelho? [comentário registro na web]. Obtido em http://www.spring.org.uk/the1sttransport

Veja aqui para formatação de outras fontes não impressas.

Observação:

Chacruna utiliza a vírgula Oxford!

Ao usar o travessão, use assim: faz diferença – se houver necessidade – usar o travessão na sua forma correta, sem espaço. Use o travessão ao fornecer um intervalo entre os itens, como 12–13 ou junho–agosto. Não use sublinhados para dar ênfase, use itálico, com moderação, para essa finalidade. Traduza todas as palavras estrangeiras nos títulos, colocando a tradução em formato APA entre colchetes após o título.

Exemplo:

Labate, BC, Policarpo, F., Rosa, PO, & Goulart, SL (2017). Drugs, public policy, and consumers [Drogas, políticas públicas e consumidores]. Campinas, Brasil: Mercado de Letras.

Lembre-se: Escreva de um jeito que facilite a leitura!

Exemplos de artigos publicados no Chacruna Latinoamérica:

Diaz, U. (2023, 9 de março). O feminismo psicodélico na América Latina. Crônicas do Chacruna Latinoamérica. https://chacruna-la.org/feminismo-psicodelico/

Hendy, K. (2023, 14 de março). Os problemas do placebo: obras de fronteiras no renascimento da ciência 

piscodelica.Crônicas do Chacruna Latinoamérica. https://chacruna-la.org/o-problema-do-placebo-na-ciencia-psicodelica/ 

Assis, G. L. (2020, 21 de dezembro). Mestre Irineu: um homem negro brasileiro que mudou a história da ayahusca. Crônicas do Chacruna Latino América. https://chacruna-la.org/mestre-irineu/

Arte da capa por Karina Alvarez.

Mais informações sobre a chamada de artigos aqui!

Te podría interesar

Loading...