Política Español

Lucha contra las drogas y aumento en la población de las carceles de Brasil

+ posts

En el texto: “Drogas e Cárcere: a repressão às drogas e o aumento da população penitenciária brasileira”, Luciana Boiteux hace una reflexion acerca de la relación que existe entre las leyes para controlar las drogas y el aumento de población en las prisiones de Brasil. Ademas nos comparte una breve historia de las leyes en materia de drogas y como estas han sido influenciadas por otros países como Estados Unidos y su modelo de lucha contra las drogas.

A correlação entre o incremento da repressão às drogas e o aumento da população penitenciária, desde a década de 90 até os dias é hoje, é um tema que vem sendo investigado em todo o mundo. No caso do Brasil, os dados confirmam essa hipótese, conforme se verá no presente texto, no qual se fará um breve histórico das leis de droga, sua evolução legislativa e adequação às convenções internacionais para, ao final, analisar como a política repressiva às drogas pode ser apontada como um dos fatores preponderantes no grande aumento da população carcerária no Brasil, especialmente nos últimos dez a vinte anos. (Boiteux, 2010)

Luciana estará con nosotros el día martes 6 de octubre a las 10:30 hrs, dictando la ponencia: “Proibicionismo, Sistema Penal e Gênero no Brasil e na América Latina”.

Descarga el texto completo aquí.

Te podría interesar

Loading...